Qualidade de vida é uma questão Mundial

A necessidade de repensar a questão ambiental é hoje, uma tarefa de toda a humanidade, tendo em vista que o nosso futuro dependerá das relações do homem com o meio ambiente. Neste sentido, se faz necessário a tomada de consciência em relação aos usos que fazemos dos recursos disponíveis.

Nesta perspectiva, compete a escola enquanto instituição educativa conduzir um trabalho pedagógico voltado para a reflexão sobre práticas cotidianas possíveis de melhorar a qualidade de vida. Para tanto, é preciso considerar a visão, que se tem de meio ambiente e partir em busca da construção de novos significados e consequentemente uma nova forma de se relacionar com ele, evidenciando-se assim, um investimento na qualidade de vida individual e coletiva.

Família/Escola: uma parceria possível

O projeto Familia/Escola tem como objetivo promover uma parceria com a família a fim de socializar os conhecimentos e as relações auxiliando nas dificuldades de aprendizagem das crianças, proporcionando as mesmas seu desenvolvimento integral, de forma satisfatória, saudável e consciente.

Objetivos: Conquistar o respeito e a confiança dos pais e/ou responsáveis, estimulando-os a participarem ativamente da vida do seu filho e valorizando o trabalho desenvolvido pela escola; 

Possibilitar a inserção e colaboração da família no espaço escolar, reforçando o papel da família para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem.

Projeto para gostar de ler

O objetivo inicial deste projeto é oportunizar aos alunos momentos de leitura e envolvimento com o universo literário. Desejamos com esta atividade, estimular o gosto pela boa leitura e a produção da escrita entre nossos alunos.

O ensino da leitura exige bastante cuidado, e quanto mais desenvolto a criança estiver em leitura, mais fácil será para ela aprender Ciências, História, Geografia, Matemática.

Para que uma criança se interesse pela leitura e passe a apreciá-la cada vez mais, é preciso dar-lhe uma série de motivos que a estimule e que a faça sentir uma necessidade crescente de ler. Sabemos que esse é um objetivo difícil de atingir, mas por outro lado, sabemos também como é importante caminharmos nesta direção.

O hábito é adquirido a partir de atividades prazerosas. Daí a grande importância das primeiras experiências de leitura na aceitação ou na rejeição da atividade. E sem dúvida alguma, é na escola que a maioria das crianças se inicia em leitura.

A escola é um espaço privilegiado no desenvolvimento da capacidade de compreensão de si mesmo e da sociedade a qual a criança e o jovem estão inseridos. É neste espaço que se justifica a elaboração de elementos que os façam despertar para um visão crítica e consequentemente transformadora da realidade social. Não teria uma justificativa mais ampla do que ser pela leitura, compreensão e escrita que esses elementos se fundamentam e ganham sentido no espaço escola. Explorando a interpretação, análises comparativas, pesquisas biográficas, dramatizações, práticas de reescrita de textos e produção do livro e Pa-lavra e novos Sentidos.

TECITURA – Arte Ciência e Cultura 

Projeto desenvolvido com os alunos do 6° ano Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. 

Em se tratando de tecer fatos e entrelaçar ideias, a Tecitura busca reunir as várias linhas do conhecimento em um único tecido em um mesmo objetivo: o protagonismo estudantil. Dentro desse processo os estudantes serão protagonistas desde as produções, intervenções, reflexões e planejamentos mediados pelos professores de cada área. A ideia é fazer algo que gere uma apresentação interativa acerca dos aprendizados gerados nesse contexto. 

Objetivos 

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar, criticamente, práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social e de diversas sociedades, em distintos tempos e contextos, para reconhecer e dialogar com as diversidades; 

2. Compreender as relações entre as diversas linguagens e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação; 

3. Estabelecer relações entre ciência, arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizada ao momento e a realidade.

Musical

O Musical é um evento artístico e cultural com foco na música, teatro e dança que acontece no final do ano letivo. Envolve a participação dos professores, alunos do ensino infantil, fundamental (1º ao 5º ano) e as turmas de ballet e dança. 

É uma atividade de cunho pedagógico, realizada a partir de uma temática de interesse dos professores e alunos, que possibilita o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo e muita interação entre todos os participantes.

O resultado final consiste num grande espetáculo com ênfase nas mais variadas formas de linguagens: dança, música, encenação e movimento.

É muito mais do que o nosso olhar pode alcançar... É estreia e despedida, é superação, diversão, erros e acertos, é respeito, é companheirismo e cumplicidade, é construção de histórias e memórias... É um eterno recomeço, a cada ano, uma nova ideia, uma nova história, um novo espetáculo.

Mostra Científica

A necessidade de modificações no processo ensino-aprendizagem vem sendo amplamente discutida pelos diversos segmentos da educação, indicando a promoção da contextualização e da interdisciplinaridade. E com este foco desenvolvemos a mostra científica, que busca estimular a criatividade alem de criar, no estudante o gosto pelas ciências por meio da experimentação. Propicia também, valorização do trabalho coletivo permitindo aos alunos a ampliação dos conhecimentos das ciências da natureza e suas tecnologias e oportuniza que coloquem em prática, de maneira real, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Objetivo: Promover um evento que favoreça a contribuição de uma formação científica, incentivando os nossos alunos do 9°ano do Ensino Fundamental, a planejar e executar o trabalho científico; contribuindo para despertar o interesse pela investigação cientifica, possibilitando aos discentes a oportunidade de construir seu conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada. E, ainda, promover o aprimoramento da interação professor-aluno.

Cultura Afro-Brasileira e Indígena 

De acordo com a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, a qual  sugere “Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.”, realizamos um trabalho interdisciplinar com as turmas do 6º (Cultura Indígena) e 7º (Cultura Afro-brasileira) anos.

O objetivo é compreender a formação sociocultural do povo brasileiro a partir do estudo da cultura indígena e afro brasileira, com foco nas comunidades de “Catu” e “Capoeira dos Negros”.

Ao trabalharmos a diversidade cultural brasileira numa perspectiva interdisciplinar possibilitamos uma compreensão mais abrangente da história indígena e da história da África. A qual engloba conhecimentos das diferentes áreas do ensino. Que por sua vez, corrobora para que sejam extintas as desigualdades raciais no Brasil.

Educação Inclusiva

A inclusão vem sendo elucidada, nos últimos tempos de forma avassaladora, comumente, pessoas em condições atípicas estão inseridas na sociedade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos o direito a educação, considerando a individualidade do sujeito durante o processo de aprendizagem.

O Mundial Colégio e Curso acredita no processo de Inclusão. A parceria com a família e as terapias envolvidas é de suma importância para o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar. O conhecimento do profissional de educação aliado aos profissionais da saúde, somado ao olhar da família, tem contribuído com o planejamento, a estruturação e a construção de intervenções mais efetivas. 

Para promover o ensino de forma justa, as atividades são adaptadas e realizadas seguindo a necessidade de cada aluno. São realizadas intervenções e discussões construtivas com o intuito de esclarecer a todos, quanto aos comportamentos atípicos, pois, o processo de inclusão precisa ser mediado para que haja respeito e compreensão por parte de toda a sociedade.  Sendo assim, se faz importante ressaltar o papel da escola neste longo processo de inclusão, e que através de profissionais comprometidos, família engajada e sociedade atuante é possível colocar em prática as diretrizes educacionais voltadas para esse processo inclusivo.

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