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Ensino Infantil

Propiciar a criança interagir com o ambiente possibilita a estruturação do conhecimento físico e social sobre o mundo em que vive, permitindo a criança vivenciar experiências amplas e diversificadas que facilitam o desenvolvimento integral e harmonioso das suas características, contribuindo assim para o processo de alfabetização, de forma significativa e prazerosa. 

O processo de alfabetização consiste numa aprendizagem da leitura e escrita que se apoie em ideias e conhecimentos sobre a língua escrita, acompanhada da compreensão dos usos e funções da linguagem. Neste sentido, pode-se afirmar que a alfabetização inicia-se bem antes da criança entrar na escola, através da leitura das vivências adquiridas no convívio com as pessoas e com materiais e processos que permitam a vida da criança. Compete à escola ampliar e sistematizar este conhecimento prévio, propiciando a criança vivências significativas e prazerosas com a leitura e a escrita que permitam ao alfabetizando a construção do próprio conhecimento.

Nesta perspectiva, o papel do professor é mediar o desenvolvimento de habilidades linguísticas básicas tais como: falar, escutar, ler e escrever através do uso da linguagem oral, da escrita e da reflexão sobre a língua. Para tanto, a prática pedagógica requer urna relação dialógica entre os três elementos envolvidos no processo ensino aprendizagem: professor-aluno-objeto do conhecimento, numa constante interação.

Esta concepção de alfabetização é referendada em pesquisas de diferentes teóricos respaldadas nas teorias construtivistas e sócio interacionistas que tem como defensores: Jean Piaget, Emília Ferreiro, Luria, Vygotsky e seguidores, onde encontramos referências para organização de uma prática pedagógica consciente, consistente e reflexiva, voltada para o aprendiz, sujeito que deve ser colocado em constante situação de desafio pelo professor, responsável pela mediação do processo ensino aprendizagem.

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Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental Deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno. Neste contexto, deve desenvolver no aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão de mundo e permita uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais dos homens com a natureza.

No atendimento aos objetivos da Educação Básica, o Mundial Colégio e Curso oportunizará ao aluno condições que favoreçam, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB- 9394/96):

  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social e do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Dentro dessas diretrizes, o Mundial Colégio e Curso, seguindo a indicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pretende que seus discentes ao final do Ensino Fundamental de 09 anos, sejam capazes de:

  • Compreender a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; natural e social e do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
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Ensino Médio

Ensino Médio é organizado respeitando os objetivos da educação básica com uma organização curricular orientada pelos valores e princípios éticos, previstos na legislação vigente, oportunizando ao aluno condições que favoreçam: A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando a continuidade de estudos, a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando.

No Ensino Médio a base nacional comum será organizada através das áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias. A organização curricular será orientada pelos valores e princípios éticos, previstos na legislação vigente.

Os princípios pedagógicos da identidade, diversificada e autonomia, da interdisciplinaridade e da contextualização, serão adotados como componentes do currículo. A preparação básica para o trabalho estará presente tanto na Base Nacional Comum como na Parte Diversificada.

No atendimento aos objetivos da Educação Básica, a Escola oportunizará ao aluno condições que favoreçam no Ensino Médio:

  • A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
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