O objetivo inicial deste projeto é oportunizar aos alunos momentos de leitura e envolvimento com o universo literário. Desejamos com esta atividade, estimular o gosto pela boa leitura e a produção da escrita entre nossos alunos.
O ensino da leitura exige bastante cuidado, e quanto mais desenvolto a criança estiver em leitura, mais fácil será para ela aprender Ciências, História, Geografia, Matemática.
Para que uma criança se interesse pela leitura e passe a apreciá-la cada vez mais, é preciso dar-lhe uma série de motivos que a estimule e que a faça sentir uma necessidade crescente de ler. Sabemos que esse é um objetivo difícil de atingir, mas por outro lado, sabemos também como é importante caminharmos nesta direção.
O hábito é adquirido a partir de atividades prazerosas. Daí a grande importância das primeiras experiências de leitura na aceitação ou na rejeição da atividade. E sem dúvida alguma, é na escola que a maioria das crianças se inicia em leitura.
A escola é um espaço privilegiado no desenvolvimento da capacidade de compreensão de si mesmo e da sociedade a qual a criança e o jovem estão inseridos. É neste espaço que se justifica a elaboração de elementos que os façam despertar para um visão crítica e consequentemente transformadora da realidade social. Não teria uma justificativa mais ampla do que ser pela leitura, compreensão e escrita que esses elementos se fundamentam e ganham sentido no espaço escola. Explorando a interpretação, análises comparativas, pesquisas biográficas, dramatizações, práticas de reescrita de textos e produção do livro e Pa-lavra e novos Sentidos.